29 de mai. de 2010

Visualidade Ambulante, 2009 (Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artistica / IAP-PA)

A pesquisa foi realizada na cidade de Marabá, mas especificamente na orla da cidade, um local de grande concentração de vendedores ambulantes, pois é uma região de intensa movimentação noturna, com bares, boates e a praia do Tucunaré, que fica localizada no meio do rio Tocantins.


Durante o ano de 2009, fiz umas abordagens para começar a conhecer um pouco mais desses profissionais, foram muitas conversas, ouvi muitas historias de vida, e naturalmente fui construindo uma amizade com alguns.


Em seguida, após falar um pouco do meu projeto comecei a propor a troca do isopor usado por um novo, alem da caixa, também oferecia rolos de fitas para o revestimento da nova caixa, sendo que a escolha das cores ficava a critério do proprietário, pois tive o cuidado de não interferir no padrão visual já existente.


Apesar de a orla ser o local de trabalho durante maior parte do tempo, alguns se deslocam não apenas em Marabá, mas também para cidades vizinhas, para trabalhar em alguns eventos como grandes shows, feiras agropecuárias, festas juninas e nas praias da região.